sexta-feira, 25 de março de 2022

Cachoeira de Congonhas na Serra do Cipó/MG

O complexo das Cachoeiras de Congonhas na Serra do Cipó sempre será uma novidade por mais vezes que estejamos por lá.

Paisagens lindas e cachoeiras exuberantes e majestosas.

Aqui deixo este vídeo para conferirem com os próprios olhos!

Confira lá e deixe seu comentário.

Não esqueça de deixar seu like e curtir nosso canal para mais trilhas e bikes de lugares lindos!

Obrigada e até a próxima aventura!

terça-feira, 1 de março de 2022

Parque Municipal Jacques Cousteau em Belo Horizonte/MG

Criado em 1971 e implantado 1999, o Parque Municipal Jacques Cousteau ocupa uma área aproximada de 335 mil metros quadrados. O espaço funcionou como depósito de lixo da cidade e, posteriormente, como horto para a produção de mudas de árvores e plantas ornamentais a serem utilizadas no paisagismo de Belo Horizonte. Muitas dessas mudas cresceram e floresceram no parque, sendo as primeiras a integrarem a vegetação da mata local.

Sua cobertura vegetal é muito significativa, apresentando um avançado grau de regeneração natural, e contínua, correspondendo a 80% da área total. A vegetação
predominante é de porte arbóreo, existindo ainda espécies ornamentais e frutíferas (mangueiras, jabuticabeiras e bananeiras). O local possui nascentes e cursos d’água perenes.

Como opções de lazer, o parque oferece brinquedos e trilha ecológica, além de espaços para contemplação, áreas de convivência e academia a céu aberto.

Neste domingo dia 27 de fevereiro estive no parque para conferir as atrações e conhecer de perto este espaço ambiental bem no meio do Bairro Betânia em Belo Horizonte/MG.

Escolhi uma das trilhas e segui até uma parte do parque. Algumas famílias presentes, casais caminhando ou em bike e aulas de músicas para crianças e jovens estava acontecendo.

Um ótimo local para família e aqueles que contemplam a natureza em lugar tranquilo sem ter de deslocar para lugares distantes.

Horário de funcionamento: segunda-feira a domingo, das 7h às 18 horas.

Localização: Rua Augusto José dos Santos, 366, Bairro Betânia.
Informações: 3277-5972
Entrada gratuita.

Vou deixar aqui um vídeo que mostra meu percurso pelo parque que com certeza retornarei muitas vezes.

sábado, 29 de janeiro de 2022

Iniciando temporada 2022: TRAVESSIA ALTO PALÁCIO/DUAS PONTES PASSANDO PELO TRAVESSÃO E CACHOEIRA DOS ESPELHOS

Em 2017 foi minha primeira vez ao Vale do Travessão.

No mesmo ano, estaria eu voltando ao Travessão em uma travessia onde um episódio muito desagradável teria ocorrido com o grupo que me conduzia na época ( Tudo relatado na “Trilha sem sucesso” de outubro 2017).

Bem, o fato é que marcou para sempre e esta história ainda será contada muitas vezes. Sinto hoje uma necessidade de retornar neste cenário fantástico que faz parte da Serra do Cipó/MG.

Mais uma vez junto à Ecopix trekking seguimos para nossa primeira trilha Hikking de 2022.

Saímos às 6:30 h de Belo Horizonte em direção à Santana do Riacho na Serra do Cipó, cerca de 80 km da capital.

O dia estava ensolarado e prometia ser incrível.

Seguindo após a Vila da Serra do Cipó, seguimos por 15 km pela MG-10 até a portaria da Reserva Particular do Patrimônio Natural Alto Palácio, que foi a primeira infraestrutura edificada do Parque Nacional da Serra do Cipó e onde seria nosso início de trilha até o Travessão.

Vale ressaltar que o Travessão é um divisor das bacias dos rios São Francisco (oeste) e Doce (Leste) dentro dos limites do Parque Nacional.

Iniciamos a trilha por volta das 9h, seguindo para nosso primeiro mirante a cerca de 6 km mais ou menos.

O trecho é marcado de descidas, relativamente tranquilas e bem marcadas, vegetação de campos rupestres e em menor quantidade de Mata Atlântica e Cerrado.

Uma biodiversidade de flora e fauna que demonstra a riqueza da Serra do Cipó.
As enormes rochas de quartzito dão o diferencial de todo o cenário. Uma beleza sem igual, podendo dizer com certeza ser um dos lugares mais lindos da Serra do Cipó.

Após umas 3h de caminhada chegamos finalmente ao Travessão.

Localizado a 1050 metros de altitude, é encantada a formação de serra que se formou com um Cânion ao meio.

Ficamos ali por uma hora mais ou menos contemplando o local e tirando muitas fotos.

O Sol já estava bem quente e agora o melhor a fazer seria ir a caminho da próxima atração: a Cachoeira dos Espelhos .Não muito grande mas possível de ir nadando até suas quedas.

No caminho nos deparamos com uma grande rocha com pinturas rupestres provavelmente de humanóides da pré-história que um dia habitaram a região. Aparentemente figuras de veados, outras de tamanduá, talvez…o certo é que estão ali conservadas, são reais e nos mostram vestígios de um passado vivo.

Iniciamos a subida bem íngreme até a cachoeira de águas amareladas e bem cristalina. Geralmente a cor escura se deve à presença de compostos húmicos resultantes da decomposição incompleta da matéria orgânica oriunda da vegetação terrestre e afloramentos rochosos de quartzito ricos em sílica.

Fonte: www.biosferanet.com.br

A cachoeira é um show à parte. Foi muito contemplador ficar alguns minutos em suas águas refrescantes. Fazia muito calor.

Ultimo ponto de água até Duas Pontes
Agora nosso destino seria o caminho até Duas Pontes, marcado de aclives leves, onde nossa van estaria nos esperando.

No caminho, vários trechos de águas e uma floresta de samambaias é bem marcada pelo caminho.

Inicia-se um caminho mais plano e longo até o final.

Ao longe o Sol já dava se punha tornando o cenário ainda mais lindo.

O percurso total foi de 20 km.

Todos chegamos bem, porém muito cansados devido ao calor que castigou a todo tempo.

Quero aqui relatar que muitas vezes as pessoas me perguntam como consigo retornar a um local marcado por momentos de angústia e respondo que aquilo passou. Tudo foi ressignificado e estar ali depois de quatro anos foi muito gratificante e contemplador.

Esta é uma trilha que recomendo a todos que podem caminhar e chegar a este paraíso de nossa Serra do Cipó que nos encanta a cada caminhada.

Agradeço a todos os colegas que participaram desta aventura e em especial a Roger Pixixo da Ecopix Trekking que organiza com tanta perfeição cada detalhe para encantar e levar aos trilheiros a felicidade daqueles que ali a procuram.

Momentos assim nos engrandece como pessoa, valoriza nossa alma e nos torna com certeza pessoas melhores.

Até a próxima aventura!

terça-feira, 28 de setembro de 2021

MONTE RORAIMA E UM MOMENTO DE PERRENGUE DOS BONS

Um vídeo de momentos vividos à minha primeira Expedição ao Monte Roraima que levo para a vida tanto aprendizado.

Obrigada a todos pela companhia e aventura.

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

CACHOEIRA DO TOMBADOR - SERRA DO CIPÓ/MG

CACHOEIRA DO TOMBADOR - SERRA DO CIPÓ

Neste último dia 11 de setembro de 2021, Na Trilha certa depois de um ano e meio parado devido à pandemia de coronavírus, se reuniu para a retomada do grupo às trilhas.

No momento apenas quatro integrantes do grupo, mas foi dado o início de muitas.

A escolha foi a Cachoeira do Tombador na Serra do Cipó/ MG.

Um pouco sobre a Serra do Cipó

A Serra do Cipó é sem dúvida uma área de proteção ambiental de imensa importância no Estado de Minas Gerais e no Brasil.

Localizada na grande região metropolitana de Belo Horizonte, alguns quilômetros depois de Lagoa Santa e apenas 100 km de BH, possui importantes pontos turísticos ao longo da Estrada Real e da Serra do Espinhaço.

O município de Santana do Riacho, a região abriga o Parque Nacional da Serra do Cipó, conhecido pelas inúmeras cachoeiras e seu riquíssimo ecossistema, abriga também animais ameaçados de extinção, sítios arqueológicos, além disso, rios cachoeiras cânions fazem parte deste belíssimo cenário.

Marcada por rochas arenosas, a região se encontra no divisor de águas entre as bacias dos rios São Francisco e Doce.

Além de todos os atrativos, o Cipó concentra grande número de cachoeiras lindas que recebem e encantam inúmeros visitantes anualmente. Dentre as mais visitadas temos a cachoeira Véu da Noiva, cachoeira da farofa, cachoeira grande, cachoeira Serra morena, o cânion bandeirinhas e muitas outras.

Nossa trilha escolhida foi a cachoeira do Tombador.

Saímos de Belo Horizonte às 6:30 h da manhã e a 90 km estaríamos em Santana do Riacho.

É importante reservar o dia todo para a visita.

Além das cachoeiras pelo caminho, são três ( Tombador, Gavião e Andorinhas), existe em toda a sua extensão vários pontos para banho e descanso.

O caminho é tranquilo apesar de ser em torno de 20 km ( ida e volta) e bem marcado por setas. Não há como se perder.

Iniciamos às 9h da manhã com tranquilidade.

Pelo caminho pudemos encontrar várias casas de moradores.

O primeiro a atravessar foi o córrego da Odília.

Bem tranquilo, pois devido à baixa temporada de chuvas, os rios da região estavam com baixo volume de água.

Logo depois, o córrego das panelas com as mesmas características da Odília.

Após uns 5 km, chegamos à cachoeira de Gavião. Resolvemos não parar e seguir direto até o Tombador.

Ao longo do caminho detectamos algumas plaquinhas em árvores identificando o Projeto de pesquisa  “ OS IMPACTOS DA ATIVIDADE TURÍSTICA SOBRE A MASTOFAUNA” da UFMG, em andamento.

A pesquisa tem como objetivo, avaliar se a visitação de turistas em Unidade de Conservação está afetando a distribuição dos mamíferos de médio e grande porte; demonstrando os locais e as espécies mais afetadas.

Para isso está inserido na árvore câmeras que registram os turistas e animais que passam nas trilhas.

Depois de 9 km, chegamos à cachoeira do Tombador.

Cachoeira do Tombador está localizada no Parque Nacional da Serra do Cipó, que fica a uma distância de 11 km da Portaria Retiro. Essa beleza natural é considerada como uma das mais belas em toda a Unidade de Conservação.

A Cachoeira do Tombador é composta por 2 poços, além de uma queda de 12 metros, sendo acessada pela trilha que também dá acesso às cachoeiras tanto do Gavião como da Andorinhas.

Depois de duas horas na cachoeira, nos preparamos para o retorno. O sol neste dia estava muito quente e fizemos algumas paradas durante o percurso. A água estava perfeita e como tínhamos até às 17 h para sairmos do parque, pudemos aproveitar com calma as atrações.

É importante dizer que todo o percurso é recoberto de vegetação de cerrado, com flores típicas e até árvores frutíferas ( mangueiras), cercado de serras, bambuzais, sendo classificada de fácil a moderada.

É importante dizer que por este percurso, seguindo sempre a frente teremos a Cachoeira do Gavião e Tombador. Se seguirmos a seta pra direita, chegaremos na cachoeira das Andorinhas. Esta, deixamos para uma próxima oportunidade.

Chegamos à portaria do Retiro às 16 h.

Com mais uma trilha concluída, agradeço às companheiras de trilha, Andréia Raymundo, Andréa Mota e Fernanda.

Só à título de informação:

A entrada no Parque é totalmente grátis e a sua cerca é de vegetação nativa e com formações rochosas de tirar o fôlego.

Esse é um local que te conecta com a natureza, sendo uma opção de passeio diferente das comuns.

Na certeza que com a flexibilização devido À PANDEMIA DE CORONAVÍRUS, aos poucos retornamos ao nosso “novo normal” onde a natureza é nossa maior aliada.

ATÉ A PRÓXIMA AVENTURA!!!

O vídeo da trilha se encontra no blog, podendo ter uma melhor idéia do percurso e da cachoeira.